Esta Rede objetiva uma multidão de crianças com caráter forjado por Jesus, cheias do Espírito Santo e destemidas em levar a Palavra. Crianças cheias de graça e sabedoria do alto.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

8º FRUTO DO ESPÍRITO SANTO - MANSIDÃO

MANSIDÃO, UM FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
 “Mas o fruto do Espírito é: mansidão” (Gálatas 5.23)
Creio que de todos os ingredientes do fruto do Espírito é o que menos “Ibope” dá. Tem-se a impressão de que, em pleno final do século XX, ficou ultrapassado. Encontramos desafios nos meios de comunicação para sermos mais fortes, espertos, ágeis, sábios, poderosos, etc..., mas a ninguém ocorre escrever: ”O futuro está em ser manso”. Bom, isso não é bem verdade, porque alguém já escreveu isso: Deus! Grande surpresa! Não é mesmo? Conforme registrado no capítulo 5 do Evangelho de Mateus, Jesus mesmo afirmou que “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. E agora, como isto fica com a nossa sociedade? Se a mansidão não é parte de nosso caráter, algo está mal. Lemos hoje que o fruto do Espírito de Deus se manifesta em pessoas mansas, nas que são capazes de ceder pelo bem dos demais, nas que não buscam o seu próprio interesse; nas que pensam sempre no plural e nunca no singular; nas que buscam o entendimento ao invés do êxito pessoal. Sim, porque ser manso não significa deixar que todos o pisoteiem e façam o que quiserem com você. Ser manso não é ter uma auréola dourada na cabeça e ir recebendo tapas e murros a torto e a direito sem dar um “pio”. Olhe o melhor exemplo que temos: o Senhor Jesus. Nunca existiu uma pessoa tão mansa como ele, e no entanto... era capaz de dizer quantas coisas aos fariseu e de entrar no templo e colocá-lo de “pernas para cima”... Jesus era capaz de dizer uma palavra e a tempestade mais terrível se acalmava. Quando ele falava, todos obedeciam. E o apóstolo Paulo aconselha: “Que preferis? Irei a vós outros com vara ou com amor e espírito de mansidão?” (1 Coríntios 4.21). Ser manso significa renunciar aos próprios direitos, se com isto obtemos o bem do outro. Ser manso significa estar sempre disposto a ajudar. Ser manso é se parecer um pouco mais com o Senhor Jesus. E assim, o apóstolo Tiago recomenda: “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras” (Tiago 3.13). Ser manso significa pensar no plural e não no singular! Que você tenha uma ótima semana, “Acolhendo e Integrando o bom pastor Jesus em sua Vida”. Disse o Senhor Jesus: “... aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11.29).

2 comentários:

  1. Querida Ana Paula! esse texto já deve ter sido escrito a algum tempo. Parabéns pela visão clara e contemporânea, numa linguagem atualizada
    Contribuirá com certeza para a confecção de minha aula sobre "Mansidão"

    Há uma recompensa para seu trabalho, Querida! se não aqui, naquele lugar onde a brisa bate no rosto e a doce sensação de estar bem para sempre. Uhu!!! \0/

    ResponderEliminar